Quer ler sobre o quê?

terça-feira, 3 de maio de 2011

É filme?

Osama morreu. O lider do atentado terrorista que marcou a história não está mais entre nós. É tudo tão hollywoodiano. Desde o ataque ao World Trade Center até o fim da perseguição a Bin Laden.

Ainda lembro o que eu fazia no dia em que as Torre Gêmeas caíram. Tinha acabado de fazer uma prova na escola e estava na fila da cantina quando vi passar na televisão um avião batendo num prédio que tantas vezes foi cenário de filmes de ação, suspense, comédia, romance, e naquele dia estava ali, no ar, ao vivo, na vida real, uma cena digna de produção cinematográfica.

Osama morreu. Até o pior dos terroristas mereceu respeito religioso. De acordo com o Islamismo o enterro tem que ser até 24 horas depois da morte. Para cumprir os prazos da religião de Bin Laden e evitar a discussão de quem ficaria com o corpo, o enterraram no fundo do mar. O vilão virou comida de tubarão. Quem sabe um dia encontrem seus restos mortais ao perfurarem um novo poço de petróleo, esse ouro negro que há tempos é motivo de guerras entre a terra dele – o Oriente Médio - e a minha – o Ocidente.

Osama morreu. Mas a morte do maior terrorista da história não trouxe paz e tranqüilidade. Pelo contrário. Começamos a viver uma época de medo, policiamento ostensivo, segurança máxima em potenciais locais de retaliação. Nos preparamos para uma provável terceira guerra?

Osama morreu. Festejaram o assassinato de um ser humano com uma festa que parecia final de mundial, ou virada de ano novo. Voltamos aos tempos de Hamurabi. Precisamos contabilizar quantas pessoas morreram do lado de lá e do lado de cá para equilibrar a equação pela lei de Talião. Vale agora o olho por olho, dente por dente. Tenho medo que tenham morrido mais pessoas do lado de lá. Quantos teremos que matar por aqui para fazer valer essa conta?

Osama morreu. Se realmente chegou a viver, o fez mal. Entrou para a história como vilão da guerra pela paz. O que é paradoxal, porque paz pressupõe ausência de guerras, batalhas e afins.

Osama morreu. Ninguém viu. Uma história tão envolvente que nem o melhor roteirista do 007 cogitou escrever. Tem bandido, mocinho, perseguição, vingança... Dá direito a continuação. Só espero que não tenhamos que chamar a liga da justiça para trabalhar.

Update: Osama morreu e a rede terrorista da al-Qaeda já avisou que o assassinato do líder deles será uma 'maldição' que vai perseguir os EUA. Ainda bem que eu não moro lá. 

Um comentário: