Quer ler sobre o quê?

quarta-feira, 13 de junho de 2012

A maldição de Santo Antônio

E lá se foi mais um dia dos namorados. E quem achou que finalmente eu teria um 12 de junho para compensar todos os desastrosos dias dos namorados já vividos, se enganou.

Enquanto todos os casais apaixonados postavam fotos nas redes sociais dos seus presentes fofos e jantares românticos eu e Paula bebíamos juntas tentando afogar as mágoas dessa noite fatídica. Ela abandonada pelo "lance", que achou prudente não ter contato naquele dia afinal, "um lance é um lance". Eu longe do namorado que só me deu notícias às 23h30 quando, supostamente, saia do trabalho em outra cidade.

E pra fechar a noite com chave de ouro minha irmã mais nova, aquela que ia ser freira, ficou noiva! Isso mesmo. N-O-I-V-A! E ela saiu do convento há menos de dois meses. CLARO que estou imensamente feliz por ela, mas entre uma taça de vinho e outra eu e Paula nos perguntávamos se merecíamos tudo aquilo.

Foi com essa pergunta que fui dormir e acordei com a resposta. Nosso dia dos (sem)namorados só pode ter sido um castigo pelas presepadas que fizemos ano passado com Santo Antônio. Isso mesmo. Depois que dona Maria fez eu e minhas irmãs (e a pobre da Paula entrou de gaiata na história) fazermos todo tipo de promessas e simpatias para o pobre, ele veio dar o troco.

Claro que ele não ia agüentar quieto essa história de ficar de cabeça para baixo, dentro de copo d'água, sem o menino Jesus, com centenas de velas acesas a troco de nada. Supostamente ele cumpriu com a parte dele no "acordo". Todas nós nos separado dos "karmas" da nossas vidas e arrumamos carinhas que parecem (ou pareciam) bem legais. Claro que não foi um caminho cheio de pétalas de rosas, mas de muitos espinhos. Nesse um ano que se passou rolaram muitas lágrimas. Só que ele fez o prometido (ou pelo menos o que se supõe que ele faça de acordo com cada simpatia), nós é que não cumprimos nossa parte de distribuir santinhos, devolver o menino Jesus e colocar o pobre Santo de cabeça para cima fora de um copo d'água.

Pior que só hoje vi que o pobrezinho ainda estava lá de cabeça para baixo dentro de um copo já sem água. Me senti tão culpada que fui na missa de Santo Antônio hoje. Deixei mil santinhos de papel na entrada da igreja. Assisti a missa toda de joelhos como penitência (e olha que a ela foi longa). Agora estou aqui, em casa, com os joelhos roxos e doloridos, pensando o que mais posso fazer para me redimir.

Por isso, às desavisadas de plantão, segue um conselho. Não ache que essa história de simpatias nos dias 12 e 13 de junho são brincadeiras. Santo Antônio não adquiriu fama de poderoso atôa. Ele vai fazer a parte dele, e é bom você fazer a sua. #Ficaadica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário